Estudante de Tangará da Serra representará Mato Grosso no Programa Jovem Senador 2026

publicidade

Maria Eduarda Santos de Arruda, estudante da Escola Estadual 29 de Novembro, em Tangará da Serra, venceu a etapa estadual do Programa Jovem Senador 2026 e representará Mato Grosso na Semana de Vivência Legislativa, promovida pelo Senado Federal em Brasília, de 17 a 21 de agosto.

Selecionada entre 7.966 redações inscritas no estado, a estudante garantiu a vaga ao refletir sobre o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”, proposto nesta edição do programa.

Após participar de edições anteriores, Maria Eduarda decidiu concorrer novamente ao perceber a relevância do tema para o cotidiano dos jovens. Durante a preparação, pesquisou referências, desenvolveu argumentos e contou com a orientação do professor para aprimorar o texto.

“Eu pensei muito em não escrever. Já tinha participado no ano passado e não estava muito a fim. Mas resolvi tentar e comecei a pesquisar, organizar as ideias e construir o texto aos poucos”, relata.

Na redação vencedora, a estudante abordou os desafios da convivência democrática nos ambientes digitais e destacou a importância do diálogo respeitoso nas redes sociais. Segundo ela, o processo de escrita permitiu aprofundar reflexões que raramente surgem nas conversas cotidianas.

Leia Também:  Com apoio do Governo de MT, Cinco Tipos de Medo chega aos cinemas de todo o país

“É um tema que está sempre presente na nossa vida, mas sobre o qual a gente quase nunca fala. Fui escrevendo e desmembrando a proposta; acabou ficando mais fácil desenvolver a redação”, afirma.

Após ser selecionada na escola e avançar para a fase regional, Maria Eduarda passou a considerar a possibilidade de representar Mato Grosso, mantendo as expectativas sob controle durante todo o processo.

O professor orientador, Ewerton Rezer Gindri, destaca que a conquista é fruto da dedicação e do comprometimento de Maria Eduarda durante todo o processo de elaboração da redação.

“É fácil orientar a Maria Eduarda porque ela tem uma base muito sólida, escreve muito bem e se esforça para alcançar um bom resultado. É uma grande satisfação acompanhar o amadurecimento de uma jovem tão promissora”, afirma.

Segundo o professor, o trabalho em sala de aula também contribuiu para a produção dos textos, pois o tema estava alinhado aos conteúdos e debates desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano letivo.

Nesta edição, o Programa Jovem Senador mobilizou 207 escolas da Rede Estadual de Mato Grosso. Os textos foram produzidos por estudantes de diversos municípios, demonstrando o alcance da iniciativa e o interesse dos jovens em temas como democracia, cidadania e participação social.

Leia Também:  Cavalaria da PM prende em Sorriso suspeito por tentativa de feminicídio em Nova Ubiratã

Como representante de Mato Grosso, Maria Eduarda participará da Semana de Vivência Legislativa, onde estudantes de todo o país assumem simbolicamente o papel de jovens senadores, apresentam propostas e participam de atividades relacionadas à elaboração de leis e ao exercício da cidadania.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide